Conheça os principais benefícios energia solar

Energia limpa e sustentável

A preservação do meio ambiente também depende de cada um de nós — e não apenas dos dirigentes dos países e das grandes empresas. Por isso, cabe a você fazer escolhas na sua rotina diária que contribuam para diminuir os impactos ambientais.

Adotar um sistema de energia solar pode contribuir para a preservação do meio ambiente. Ao contrário dos combustíveis fósseis, a energia solar é uma forma limpa porque não produz resíduos poluentes e gases de efeito estufa. Ela é sustentável porque é gerada por um processo natural que se repõe constantemente, a emissão de raios solares.

Além disso, a instalação dos sistemas fotovoltaicos não impacta de forma negativa a natureza — ao contrário das usinas hidrelétricas, que necessitam realizar inundações em áreas enormes, destruindo o ecossistema de determinados lugares e deixando muitas famílias desabrigadas.

Economia imediata

O uso da energia fotovoltaica pode trazer muita economia. Quem tem esse tipo de sistema de geração instalado em seu imóvel consegue produzir 100% da energia que consome. 

Isso significa que a redução no valor da sua conta pode chegar até 95% e imediata. É necessário apenas pagar a taxa obrigatória da concessionária e iluminação pública.

Os únicos custos que envolvem o sistema de energia fotovoltaica são a limpeza periódica dos painéis. Ou seja: se levarmos em consideração que a fonte operacional da energia solar é gratuita, podemos dizer que o usuário desse tipo de alternativa terá uma economia considerável no seu orçamento.

Nessa perspectiva, ainda é importante frisar que o sistema instalado de forma adequada tem vida útil de 25 anos e o seu Payback varia entre 3 a 5 anos. Durante todo o tempo que o sistema funcionar, você estará livre de pagar a inflação que ocorre sobre a tarifa de energia elétrica todos os anos.

Baixíssima necessidade de manutenção

A manutenção preventiva dos sistemas fotovoltaicos se resume na limpeza periódica dos painéis solares. Para evitar perda na eficiência energética e redução da vida útil do sistema, é necessária que seja feita uma limpeza para tirar a deposição de poeira, folhas, galhos e dejetos de aves;

Depois de instalado o sistema, os cuidados requeridos envolvem somente a limpeza e a fiscalização dos painéis solares. Tanto esses equipamentos quanto os inversores são feitos para trabalhar continuamente. Além disso, a vida útil dos componentes do sistema fotovoltaico é longa.

Valorização do imóvel

Seja um imóvel comercial ou residencial, pode ter certeza de que, ao ter um sistema de energia solar instalado, automaticamente o seu valor de mercado aumentará. Afinal, o possível comprador vai contabilizar toda a economia que terá ao longo dos anos em relação aos seus gastos anteriores com energia.

Isso significa que a quantia que você investiu ao optar pela instalação de um sistema fotovoltaico na sua casa ou no seu comércio voltará para o seu bolso acrescida de uma rentabilidade. A razão é simples: quem comprar o imóvel deve levar em consideração que não terá de passar pelo processo de busca e adequação para a produção da energia solar.  

 

Energia infinita e compartilhada

Considerando que a fonte da geração de energia fotovoltaica é o sol, podemos afirmar que essa alternativa nunca acabará. Afinal, o sol sempre será a estrela central do nosso sistema.

Independentemente de, em alguns dias, a luz do sol apresentar mais ou menos força, ela sempre estará presente. Por isso, a energia solar é tida como limpa, natural, infinita e renovável.

 Possibilita ainda, que dois ou mais imóveis se unam para dividir a energia gerada por um único sistema, desde que estejam “cadastrados” no mesmo CPF ou CNPJ.