O que é energia solar

Energia solar corresponde à todas as formas de energia proveniente da luz e do calor do Sol. Essa fonte de energia pode ser aproveitada de forma fotovoltaica ou térmica, gerando energia elétrica e térmica, respectivamente. Por ser considerada uma fonte de energia limpa, a energia solar é uma das fontes alternativas mais promissoras para obtenção energética.

A energia solar pode ser usada para produzir energia térmica, através do método de aquecimento solar. Ou também pode ser usada para produzir energia elétrica diretamente, através dos painéis solares fotovoltaicos.

Os painéis ou placas fotovoltaicas utilizam um método direto de produção de energia elétrica. A luz solar é absorvida nas células solares, também chamadas fotovoltaicas ou fotoelétricas que são feitas de material semicondutor, geralmente de cristais de silício.

As partículas da luz solar (fótons) quando entram em contato com os átomos do silício, provocam o deslocamento dos elétrons, gerando assim, uma corrente elétrica, que é usada para carregar uma bateria ou é enviada par o inversor solar.

O inversor é responsável por transformar a corrente contínua que é gerada pelas placas em corrente alternada, e distribuir para o quadro de energia. Toda a energia que é produzida pelo sistema e que não consumida instantaneamente é injetada na rede de energia da concessionária, que acumulará créditos para serem usados a noite e em dias que a radiação solar for mais baixa.